Post Cover Image

O que o consultor de saúde pode fazer pelo seu negócio?

Um novo cenário se desenha no setor de saúde, devido às sequelas da pandemia do novo coronavírus (covid-19). É inevitável deduzir que ele trará variados desafios e demandas às instituições da área.

Por conta do vírus, há uma recessão econômica rondando o país como um todo. Muitas empresas não conseguiram sair da crise e estão quebrando, o que resulta no aumento do desemprego.

Considerando que no Brasil as pessoas, no geral, tem planos de saúde porque o emprego os fornece como benefício. Essa realidade impacta diretamente o mercado suplementar como um todo.

A necessidade de se adaptar e criar possibilidades é imediata, mas encontrar a melhor forma para isso pode não ser fácil. Por isso, a contratação de um consultor de saúde é, atualmente, uma tendência mais do que necessária ao mercado.

Por que contratar uma consultoria?

A pessoa que procura um serviço de consultoria em saúde tem um problema, que provavelmente tentou resolver primeiro internamente. Não sendo possível, optou pela busca de um profissional externo.

Quando se fala de consultoria, ela se dá como uma orientação. O cliente traz uma demanda ao consultor de saúde e, de acordo, com sua área de expertise, o profissional formula uma proposta técnica.

Assim, ele existe como um aliado exato e estratégico para a implementação de novos projetos da saúde suplementar, empresas farmacêuticas, de produtos e serviços para saúde, hospitais, clínicas, laboratórios e startups. Entender bem como funciona o trabalho desse especialista, pode te ajudar a fomentar uma gestão de mais qualidade para seu negócio.

Em que dores o consultor de saúde atua?

O trabalho de um bom consultor de saúde é criar oportunidades de acesso ao mercado. Seu ponto de partida é o entendimento do que o cliente possui e o que deseja alcançar. Como ele tem vendido seu produto ou serviço? Está dando certo ou não? Onde estão os erros e acertos?

Com base em sua formação, competências e habilidades, o consultor de saúde entende o mercado e cria planos de ação. Assim, é muito importante investir em uma empresa com um know-how estável e reconhecido, pois é a atuação da consultoria que pode fazer toda a diferença no seu negócio em um momento como o agora.

O trabalho dela costuma incluir criar estudos, análise de risco e oportunidade, consultoria regulatória, modelagem de produtos, novas estratégias de mercado, redesenho de remuneração voltado para diversos players do setor e cursos e treinamentos para profissionais. Além da implementação de accountable care organizations e outros modelos inovadores adaptados à realidade brasileira.

Conheça o serviço de consultoria da Designing Saúde

A expertise da Designing Saúde é criar soluções customizadas para as empresa nas áreas de estratégia, estrutura, regulação, operação e tecnologia. Além de identificar oportunidades para a geração de valor e retorno financeiro.

O seu grande diferencial perante os concorrentes é, primeiramente, ter uma equipe amplamente reconhecida no setor de saúde. Assim, a sólida experiência no mercado assistencial e regulatório, capacita a Designing Saúde a atuar como agente de mudanças na busca de soluções.

O segundo diferencial, é sua metodologia inovadora. A consultoria tradicional, costuma ser pautada em um processo cartesiano e documental. O consultor de saúde, dessa forma, produz muito material: planilhas, documentos, papéis, books com várias e várias análises e cálculos.

Todo esse processo análitico faz parte do trabalho empregado pela Designing, mas ela tem um a mais. Que é o exercício de interfaces muito mais dinâmicas e fluidas. “Temos reuniões com o cliente de alinhamento e feedback toda semana. Desse modo, vamos desenhando o projeto a quatro mãos, junto com ele”, conta Michelle Mello, diretora de negócios da Designing Saúde.

Ao fim, o cliente tem muitos mais proximidade com a equipe, espaço para tirar dúvidas e o serviço ganha em agilidade e qualidade, uma vez que tanto o teórico quanto o prático, provém de apontamentos e matrizes mais visuais.

Ter um direcionamento correto é importante em qualquer área, mas quando se fala do setor de saúde, em que há altos investimentos e o material em questão é humano, torna-se a diferença entre perder e ganhar.

A Designing Saúde tem a missão de ajudar as empresas a encontrar o melhor direcionamento para sua produtividade. Acesse ,,www.designingsaude.com e descubra o seu!